5 anos de Transformice! Resumo da história do jogo.


Para ser exato, o Transformice tem 5 anos e 28 dias ( Hoje 29/05/15). O jogo foi lançado dia 1 de maio de 2010... faz 5 anos, sabe quanto tempo é isso?! Muitos aqui só conheceram o jogo entre 2011 e 2013 e aí vai.
Nestas postagens não vamos falar dos antigos projetos que eles tinham, a história é do Transformice. Talvez outro dia eu posso criar uma postagem sobre a história do Atelier 801!

A IDEIA
A ideia do jogo ser sobre ratos surgiu quando Melibellule tinha muitos ratos em seu apartamento, ela também tinha dois ratinhos de estimação: Elise e Papaille. 

Mas como os administradores do Transformice se conheceram? Para resumir, eles trabalhavam para uma empresa de jogos, a Ankama (empresa que disponibiliza o jogo Dofus, Wakfu, entre outros) . Os dois eram colegas de trabalho, então certo dia Tigrounette perguntou para Melibellule se ela queria ajuda-lo a criar um jogo em flash e é claro que ela respondeu que sim.

Mas por qual motivo o nome do jogo é Transformice? Muitos não sabem, mas o nome nem sempre foi Transformice, o primeiro nome do jogo foi Transform-mice que era um trocadilho, já antigamente os jogadores se transformavam em caixas e tábuas, mas acabaram criando o shaman pouco tempo depois, (ou Super-rato, como era chamado antigamente.) então o nome mudou para Transformice.
Primeiro protótipo, 2010.

TRANSFORMICE!
Após lançado, eles compartilharam o jogo somente em um fórum de games que eles já estavam familiarizados, o Jeux Online. Claro que o jogo começou muito bem, as pessoas gostaram dele mesmo sendo tão simples (sem contador de queijos, somente ratinhos marrons.), as pessoas começaram a viciar no jogo e então foi rapidamente criada a moeda virtual do Transformice, os queijos. E junto deles também foi criada a loja, a onde os jogadores poderiam vestir chapeuzinhos.

FAMA E RENDA!

Tempos depois, Transformice começou a ser publicado em vários fóruns como o Somethingawful (que deu mais fama ao jogo na época), por isso muitos gringos começaram a entrar no jogo sem nem mesmo ele ser traduzido. Os administradores tiveram que pagar mais servidores dos seus próprios bolsos, e isso se tornou problemático. Solução? Criar um banner de anúncios e uma conta na Paypal para doações.

O banner teve um bom desempenho no começo, em média 47 € por dia, ele permitiu-lhes alugar mais servidores. Até o final de 2010, o banner gerou cerca de 11 000 €, para uma média de 80.000 visitantes únicos por dia.

Já o botão de doações reuniu cerca de 3000 €, os doadores na maioria eram da NORUEGA e USA, mas nenhum na frança, apesar de ser o país de origem do jogo.

Isso continuou por meses, comprando novos servidores, lhe dando com uma enorme quantidade de jogadores, corrigindo bugs e adicionando conteúdo. (chapéus.)

Quando chegaram a este ponto que eles tinham que decidir: abandonar os seus empregos e criar uma empresa para cuidar do jogo ou deixar-lo morrer por não ter tempo para cuidar dele. Claro que eles escolheram a primeira opção. Em abril de 2011, eles deixaram seus trabalhos na Ankama e criaram a Atelier 801! Assim eles puderam ter mais tempo para o jogo e lentamente o playerbase dobrou de 150.000 para 300.000 visitantes únicos por dia.
BRASILEIROS EVERYWHERE! Mais de 50% do público veio do Brasil, 11% dos Estados Unidos, 8% da Turquia, 7% da França, 5% da America Latina (em geral) e 3% da Rússia. Por isso realmente valeu a pena traduzir o jogo em PT-BR e TURCO.

Conforme rendia, o Atelier 801 começou a contratar mais pessoas para trabalharem no jogo.

BANIDOS DO ADSENSE.
A alegria durou pouco, no final de 2011 eles foram bloqueados no adsense. Agora eles ficaram com mais de 13.500 € de cliques não pagos, três salários e 30 servidores para pagar, a principal fonte de renda simplesmente desapareceu!
Vê essa grande barra vermelha? pois é...
Eles tentaram substituir o Adsense por outras agências de anúncios, mas nenhum foi metade do que ele era. Meli e Tigrou ficaram alguns meses sem pagar servidores e o salário do Community Manager enquanto trabalhavam para resolver o caso.

Por que isso aconteceu? O domínio do Transformice foi colocado na lista negra, sem aviso ou e-mail. Não havia nenhuma forma de contatar o Google Adsense: a única chanse era um fórum orientado para o utilizador. Contaram-lhes que o Transformice tinha sido banido do Adsense por causa da sua página de doadores.

Esperança! "Um amigo nosso que foi para a mesma escola que um dos funcionários do Google conseguiu obter unbanned em minutos. Aí então que entendemos: os robôs do Google detectaram que nosso banner era menos de 150px de distância do jogo em Flash, que é contra as políticas do Adsense (sempre ler caracteres pequenos) e fomos proibidos automaticamente. "

"Reinstalamos o banner do Adsense em Fevereiro de 2012, mas 150px era uma grande distância e computadores com low-end e pequenas resoluções de tela não foram capazes de vê-los. Nós deixamos ele correr por alguns meses, gerando cerca de 150 € por dia, mas ainda não foi o suficiente para pagar três de nós + servidores."

MORANGOS!
"Será que os jogadores nos odeiam por pedir dinheiro?" "Será que os jogadores continuarão no jogo?"  "Será que somos sell-outs?"

Eles precisavam de uma nova fonte de renda, em que os jogadores ganhassem algo em troca do dinheiro gasto, queriam uma monetização totalmente justa e ética, fazendo apenas alguns itens disponíveis, com uma grande maioria só disponível atráves de queijos, para que os jogadores Hardcores não se sentissem como se estivessem batalhado por nada. Surgiram então os morangos!

Junto com os morangos surgiram as customizações de itens, peles, cores, etc.Os poderiam ser pagas com uma grande quantidade de queijos por algo ou uma pequena quantidade de morangos.

Com isso o Transformice se tornou free-to-play em 14 de junho de 2012, e foi muito bem.
"A resposta dos jogadores foi surpreendente. Eles estavam excitados para ajudar o jogo que amam (...)". No primeiro mês foram gerados mais de 250.000 €!

Rapidamente foram contratadas mais pessoas, 3 desenvolvedores, 3 community managers, um diretor financeiro e um sysadmin. Havia certa de 3 milhões de pessoas ativas e 40 servidores para cuidar. Eles se mudaram para escritórios maiores e mais caros no final de 2012.

Ao todo, entre junho e dezembro de 2012 foram gerados cerca de 1.068.300 €, com uma média de 5.262 € por dia.

STEAM
Em janeiro de 2015, o Atelier 801 conseguiu publicar o transformice no Steam. No lançamento, o jogo atingiu 5 333 usuários simultâneos, tornando-se o 41º mais jogado no Steam. Por isso, o jogo conseguiu ficar na lista de lançamentos mais populares na página inicial por quase uma semana. O jogo foi baixado 400.000 vezes durante o primeiro mês e mais de 120.000 novas contas foram criadas através do Steam, durante este mês, 38.423 jogadores jogaram por mais de uma hora.


MAS O QUE ACONTECEU ENTRE 2012 e 2015? Em 2013 a monetização começou a ficar lenta, isso porque no evento de inverno em dezembro de 2012 foi sorteada uma tonelada de conteúdos (chapéus, queijos, títulos...) de graça. Em outubro de 2013 eles decidiram reativar um banner de anúncios no site, ao lado do jogo. O banner funcionou muito melhor que antes e foi fornecida uma renda complementar agradável. Em 2013 também houve uma queda em 15% dos usuários ativos.

Em 2014 foi decidido que não deveriam ser mais doados itens de graça (em vez disso, vende-los por queijos e morangos), mas devido a algumas reclamações de usuários foram dados títulos (alguns ficaram felizes, outros nem tanto.)

Problema resolvido, as vendas subiram e em 2014 foram gerados 929.025 €, após pagarem tudo como impostos e encargados, ainda sobraram 40.309 €.

CONCLUSÃO
Transformice com certeza foi um inferno para nós, e ainda é. Nós aprendemos muitas lições a partir dele, porque nós estávamos começando a partir do zero, que foi bastante difícil às vezes, e nós provavelmente perdemos uma série de oportunidades, devido à nossa falta de experiência, mas em geral, somos tão sortudos de poder viver esta aventura. Acreditamos firmemente que a sorte é um fator importante no desenvolvimento de jogos, mesmo que isso signifique apenas ter o produto certo na hora certa. -Melanie Christin (Melibellule) 
Nós ainda trabalhamos no Transformice, mas também estamos desenvolvendo outros jogos completamente diferentes, a fim de não ser um estúdio de um só jogo, mas tornar-se uma empresa estável a longo prazo.Esperamos que todos os nossos erros do passado sejam úteis para esse fim. -Melanie Christin (Melibellule)  
Essa grande matéria (ou resumo) demorou dois dias para ser feita, com base em que Meli postou em seu blog no Gamasutra. Merece um comentário? Algo errado na matéria? Corrigiremos imediatamente.
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Sobre Fantasma

Olá, sou 'Fantasma'! Não sou muito bom em blogs e ando pulando algumas aulas de português para tirar um cochilo... Mesmo assim me uni ao Caiolopelope para ajudá-lo neste site.